Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China
- Redação/Jornalismo Eitv
- 8 de jan.
- 1 min de leitura
Autoridades reforçam medidas preventivas no Brasil, apesar de baixo risco de pandemia
(Foto Getty Images)

O Ministério da Saúde está acompanhando de perto o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado nas últimas semanas na China, principalmente entre crianças que apresentam infecções respiratórias agudas.
Apesar do aumento de casos envolvendo HMPV, gripe e vírus sincicial respiratório (VSR), a situação no país asiático é considerada menos grave do que no ano anterior.
Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu alerta internacional. No entanto, a vigilância epidemiológica brasileira mantém constante comunicação com as autoridades sanitárias internacionais e reforça a importância de medidas preventivas no Brasil.
Embora o risco de uma nova pandemia seja considerado baixo por especialistas, o Ministério da Saúde recomenda:
- Vacinação: Imunizar-se contra covid-19 e gripe continua sendo essencial, especialmente para grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
- Uso de máscaras: Pessoas com sintomas gripais ou resfriados devem utilizar máscaras faciais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios.
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório comum que pode causar desde sintomas leves até casos graves de síndrome respiratória aguda (SRAG). Monitorado no Brasil desde 2004, ele faz parte das ações de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde.
Comments